Escolas municipais de JP devem fazer inscrições no concurso de redação e desenho até quarta-feira

A Secretaria de Educação do Município de João Pessoa está mobilizando as escolas da rede para oportunizar a cerca de 41,5 mil alunos dos ensinos fundamental I e II a participação na etapa estadual do 11o concurso de desenho e redação, que tem como tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja”. De acordo com o calendário elaborado pela secretaria, as 100 escolas da rede municipal devem fazer a inscrição no site do concurso (https://concursos.cgu.gov.br/) até quarta-feira (3). O dia “D” para a realização dos desenhos e redações em todas as escolas está marcado para 1° de agosto.

O concurso está sendo promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco). Podem participar escolas das redes públicas (estadual e municipal) e particular de todo o Estado. O prazo para que as unidades de ensino façam a inscrição termina no dia 23 de agosto.

De acordo com o coordenador do Focco, o promotor de Justiça do MPPB, Leonardo Quintans, a iniciativa tem como objetivo levar a comunidade escolar, sobretudo crianças e adolescentes, a discutirem e refletirem sobre temas como honestidade, probidade, transparência, controle social e moralidade na administração pública, por exemplo.

Quintans explicou que os órgãos que compõem o Focco deverão intensificar a divulgação do concurso e fomentar os municípios a mobilizarem as escolas para que os alunos possam participar da iniciativa. Na última quinta-feira (27), ele; o representante da CGU, Walber Silva; a chefe da Controladoria do Município de João Pessoa, Regina Santos e a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, Kaline Barboza, reuniram-se para discutir o assunto e definir o cronograma de atividades.

Ficou definido que no dia 5 de julho, as escolas municipais da Capital deverão incluir na pauta do planejamento escolar o cronograma do concurso de desenho e redação, bem como atividades que abordem o tema no planejamento diário. Até o dia 15 de julho, as escolas deverão formar suas comissões julgadoras. “O dia 'D' para que os alunos façam os desenhos e as redações será no dia 1° de agosto e nossa orientação é de que, formada a comissão julgadora, já a partir dessa data e até o dia 21 de agosto, as escolas enviem os desenhos e redações finalistas para o endereço eletrônico da CGU, com cópia para a plataforma moodle para que a secretaria possa fazer o acompanhamento e o monitoramento”, disse Kaline.

O concurso

O concurso de desenho e redação 'Faça o que é certo, ainda que ninguém veja' é destinado a alunos dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes  matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental deverão concorrer através de desenhos. Já os estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º do médio e os de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão escrever redações.

A etapa estadual do concurso vai premiar 13 vencedores (um de cada ano), elencados em categorias. Na etapa nacional, há uma 14ª categoria: Escola-Cidadã, que vai premiar o melhor trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

O concurso nacional deve divulgar os nomes dos vencedores em dezembro. Após essa etapa, haverá o recorte dos inscritos da Paraíba para o julgamento dos vencedores da etapa estadual. Se houver vencedor paraibano na etapa nacional, ele estará, automaticamente, entre os 13 premiados da etapa estadual, um de cada série.

Os estudantes do ensino fundamental que obtiverem os melhores resultados receberão tablets. Já os alunos do ensino médio e do EJA serão premiados com um curso de português do Centro Zarinha, parceiro do evento. A premiação da etapa estadual deverá ser feita até fevereiro do próximo ano.

O Focco

Denuncie

Contatos

 (83) 2107-6075
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n,
Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.