Concurso de Desenho e Redação é lançado em Guarabira; nesta sexta, é a vez de CG

Estudantes, gestores e educadores de Guarabira participam do lançamento da etapa estadual do 11º Concurso de Desenho e Redação “Faça o que é certo ainda que ninguém veja!”, na manhã desta quinta-feira (23/05). A iniciativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) tem o objetivo de conscientizar estudantes de escolas públicas e privadas sobre a importância dos temas ligados à ética e à cidadania. O concurso será lançado, nesta sexta-feira (24/05), em Campina Grande.

O evento de lançamento foi conduzido pelo coordenador do Focco-PB, o promotor de Justiça, Leonardo Quintans, e pelo representante da CGU, Walber Silva. Representantes da Secretaria de Estado da Educação (parceira do concurso juntamente com o Centro de Cultura Zarinha) e da Escola Estadual Dom Marcelo Pinto Carvalheira, onde foi realizado o lançamento, também falaram aos estudantes sobre a importância de discutir o tema proposto no concurso.

“O propósito dessa iniciativa é levar o debate a ética, sobre o combate à corrupção, a cidadania e sobre a participação da sociedade no controle social. O objetivo do concurso é levar esse tema, essas reflexões para a comunidade escolar. Esperamos lançar a semente nesse terreno fértil e que estudantes e professores possam multiplicar a mensagem. Nós que fazemos parte dos órgãos de controle, o Ministério Público e todos os parceiros que integram o Focco, temos a dimensão que sozinhos não vamos resolver o problema da corrupção no nosso país”, disse Leonardo Quintans à comunidade escolar de Guarabira.

13 serão premiados

O Concurso de Desenho e Redação vai premiar (com tablets e cursos de português, de acordo com as categorias previstas no edital) 13 estudantes dos ensinos fundamental e médio e da educação de jovens e adultos, matriculados em escolas públicas e/ou privadas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelas escolas (públicas e privadas) até 23 de agosto, pelo endereço eletrônico https://concursos.cgu.gov.br/.

Os alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental deverão concorrer através de desenhos. Já os estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º do médio e os de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão escrever redações. Na etapa estadual, serão premiados 13 vencedores (um de cada ano), elencados em categorias. Na etapa nacional, há mais uma categoria: Escola-Cidadã, que vai premiar o melhor trabalho do tipo “Plano de Mobilização”. Os participantes paraibanos inscritos na etapa nacional estarão automaticamente inscritos na etapa estadual.

 Em Campina Grande

Em Campina, a apresentação acontecerá, nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Professor Braúlio Maia Júnior, no Bairro Dinamérica, em Campina. Com essa iniciativa, os organizadores pretendem ampliar o concurso para alcançar todo o Estado. A exemplo do que aconteceu em Guarabira, a comunidade escolar deverá estar presente.

O Focco

Denuncie

Contatos

 (83) 2107-6075
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n,
Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.